AULA DE CAMPO NO LAJEDO DE SOLEDADE
Público alvo: alunos do 9º ano do Fundamental II
Disciplina: Ensino da Arte
Professora responsável: Patrícia Gurgel
Tema: A arte na Pré-História Brasileira
Ao pensarmos no inicio da história do Brasil em geral nos vem a mente a ano de 1500, ano da chegada dos portugueses ao Brasil. Mas o território a que hoje chamamos Brasil já era habitado por povos indígenas havia milhares de ano.Sabemos deles por meio de vestígios arqueológicos:fragmento de ossos e de objetos,desenhos e pinturas gravados em rochas. Entre os desenhos e as pinturas rupestres encontradas no Brasil,desçam-se os do sitio arqueológico do Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, No lajedo, pesquisadores encontraram fósseis de animais pré-histórico, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.São vários os painéis dessas pinturas ainda preservadas que se encontram no leito de um rio seco, que podem ser observadas em visitas acompanhadas por guias. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por índios que habitavam essa região no período pré-histórico. O lajedo é constituído por uma área de rocha calcária que sofreu a erosão da água das chuvas, abrindo um mini cânion com cavernas e fendas onde estão gravadas as pinturas rupestres, representando figuras de espécies que seriam araras, papagaios, garças, lagartos e formas geométricas.
E pensando em toda essa riqueza história e artística foi elaborado uma aula de campo com os alunos do 9º ano do ensino fundamental II para que conheçam de perto um pouco dessa grande riqueza artístico-cultural que deixada por nossos ancestrais pré-históricos.OBJETIVOS:
• Levar os alunos a conhecer de perto um pouco da cultura de nossos ancestrais e suas expressões artísticas.
• Mostrar a grande riqueza existente em nosso território
• Conhecer as técnicas utilizadas pelos nativos daquela região na produção de suas pinturas.
METODOLOGIA;
• Visita ao sitio arqueológico do Lajedo de Soledade e ao museu.
• Registrar através de fotos as pinturas e fosseis encontrados na visita.
• Divisão dos alunos em grupos para que observem as diferentes características das pinturas
.
AVALIAÇÃO
• Os alunos serão avaliados de acordo com a interação e participação no trabalho e registros.
• Serão realizados relatórios e testes orais sobre a visita ao museu e ao sitio arqueológico.
• Os alunos irão expor os trabalhos em sala através de cartazes sobre os aspectos observados por casa grupo de acordo com as orientações recebidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário