quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN aprovou, na sessão plenária de hoje, à unanimidade, voto de congratulações ao ex-secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Maurílio Pinto de Medeiros, pela sua aposentadoria após 47 anos de serviço.

O voto foi uma proposição do desembargador Caio Alencar, em reconhecimento aos relevantes serviços pelo homenageado à sociedade potiguar, notadamente na área da segurança pública.

Ao se manifestar, o desembargador Rafael Godeiro lembrou que, em repetidas ocasiões, Maurílio Pinto foi “injustamente” acusado de desrespeito aos direitos humanos no exercício de suas atividades.

Mas, assinalou que podia oferecer testemunho em contrário - que ouviu de Giovani Suassuna, considerado pistoleiro afamado no Rio Grande do Norte, nos anos 80.

De acordo com o seu relato, escapando de perseguição policial após ter, supostamente, cometido mais um homicídio na região Oeste do Estado, Suassuna foi abordado em barreira policial comandada por Maurílio, que ali se encontrava investigando um dos maiores acontecimentos da história policial da época - “o assalto dos 94 milhões”.

Foi assim que ficou conhecido o cinematográfico assalto ao carro pagador aos agricultores assistidos pelo chamado “Programa de Emergência”, ação governamental que era executada naqueles anos como forma de minimizar os efeitos de uma prolongada seca que castigava o Estado.

Após uma troca de tiros com policiais, Giovani já dominado, percebeu a aproximação de um militar, fuzil em punho, pronto para o disparo final, quando ouviu a ordem determinada de Maurílio: “Pára! O homem já está dominado”.

E concluiu o desembargador Rafael Godeiro:
- Eu ouvi Giovani Suassuna proclamar: “Devo minha vida ao dr. Maurílio Pinto de Medeiros”


Fonte: TJ RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário